quinta-feira, 30 de setembro de 2010
As sete maravilhas de Portugal
Posted by Revista Presença Lusitana | quinta-feira, 30 de setembro de 2010 | Category:
TERRA E MAR
|
Portugal é sem duvida um dos mais belos países do mundo, mas além da sua beleza, sempre tem sido um lugar que guarda um misticismo e mostra-o com o evento que decorreu durante o ano 2007
O evento contou com a participação de 793 monumentos nacionais, indicados pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), dos quais seriam escolhidos setenta e sete.
Em uma segunda fase e para se apurar os 21 monumentos finalistas, foi composto um conselho de notáveis de vários quadrantes sociais.
Por fim, teve a palavra o cidadão comum que através da Internet, SMS, chamada telefónica, etc., votou nos seus preferidos, chegando assim aos sete vencedores.
Nesta votação final participaram cerca de 350 000 portugueses. Em uma cerimónia realizada no Estádio da Luz em Lisboa, no dia 07.07.2007, foram reveladas e oficialmente constituidas as 7 Maravilhas de Portugal e que passo a citar:
Castelo de Guimarães
Castelo de Óbidos
Mosteiro da Batalha
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro dos Jerónimos
Palácio da Pena
Torre de Belém
Palácio da Pena
Este belo palácio encontra-se na cidade de Sintra, a qual fica perto do mar. Chama-se assim por ficar no alto de uma rocha (penha); não tem nada a ver com o significado de pena em espanhol.
Foi uma residência de Verão dos monarcas portugueses e dos mouros. Estes últimos foram os que deixaram a maior influência na construção.
Desde o vale não se aprecia bem, mas uma vez acima, depois de subir em um pequeno comboio através de uma floresta maravilhosa e muita frondosa, as diferentes cores das torres, fachadas e paredes deixam-se ver. Parece que se vai entrar em um conto.
Como o palácio fica em uma altura considerável o vento sopra forte, e ao vir da costa atlântica, não se trata de uma quente brisa.
Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos é todo um monumento à grandeza da era dos Descobrimentos. O seu nome original é Mosteiro de Santa Maria de Belém, Foi feito ao retorno de Vasco da Gama em sua histórica aventura naval para celebrar a descoberta da rota marítima que tem o seu nome.

No pátio central fica a jóia do mosterio, já que permite ver a história do José bíblico em azulejo.No mesmo lugar há debaixo de duas colunas que apoiam uma grande abóbada, as sepulturas de heróis nacionais como o navegador Vasco da Gama, o poeta Luís de Camões bem como os restos de um outro famoso poeta, Fernando Pessoa.
Cristian
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Currently have 0 comentários: