terça-feira, 10 de maio de 2011

Pelas sonoridades musicais das ilhas do paraíso

Posted by Revista Presença Lusitana | terça-feira, 10 de maio de 2011 | Category: |


por Verónica Velasco Betancourt

As ilhas chocolate, as ilhas do sonho, a jóia da África, quer decir, a República Democrática de São Tomé e Príncipe é uma ilha estado que é composta pela ilha principal São Tomé, a ilha de Príncipe situada no norte e algumas pequenas ilhas rochosas desabitadas. A ilha São Tomé, com a capital do mesmo nome, fica situada no Atlântico na frente da África Ocidental exactamente na linha do Equador. Seus habitantes são na sua maioria africanos de origem bantú mas estão misturados com algumas outras etnias, principalmente com as moçambicanas, angolanas e caboverdianas. O português é o idioma oficial mas também é falado o crioulo que resulta duma mistura entre o português e as línguas africanas, além do angolar, o tonga e o monco que são línguas locais. A pesar da sua origem miscigenada, a populaçao é caracterizada como um povo pacífico, cortês e muito hospitaleiro.

Os aspectos marcantes destas belas ilhas podem ser observados nas suas pinturas, na sua arquitectura, gastronomia, danças, teatro e no quotidiano da população onde a fé cristã está omnipresente na cultura do povo através da veneração de santos padroeiros das diversas igrejas e ermidas existentes no arquipélago. E é precisamente por toda esta mistura que as ilhas têm uma riqueza da diversidade cultural formidável. Até este ponto tudo parece maravilhoso, não é? Mas, que seria dum povo sem música?

A música tradicional das ilhas de São Tomé e Príncipe

As expressões de índole musical como os sons africanos misturam-se com os instrumentos europeus e latinos traduzindo-se numa mestiçagem tal como se verifica com o povo. Desta conjugação sobressaem vários estilos musicais como a rumba, a ussua, o socopé, a dexa, a puita e muitos outros. E como no continente africano, a dança faz parte integrante da cultura são-tomense. Ao longo do ano, as danças animam as festas, os rituais e as manifestações. Os costumes, os cantos, as saudações marcam a originalidade de cada dança. A socopé, por exemplo, é uma dança de origem africana com ritmo síncope, muita sensualidade e com uma orquestra africana. Os textos criticam os acontecimientos nas comunidades. Etimologicamente é uma dança que se faz só com os pés, nascida no Brasil no fim do século XVII.

Por outro lado, a dança puita e a semba designam a mesma dança. A semba foi introduzida pelos angolanos. Ela deriva do caduque que era dançado em Luanda. A diferença é que a semba não venera os mortos como o caduque. Seu nome provem de um instrumento de música, uma flauta em bambú denominada puita. Esta dança foi proibida na época colonial pelo seu carácter erótico, nela o tambor avança de forma frenética, obsessiva e sensual, onde homens e mulheres fazem entrechocar os corpos de forma sexualmente explícita. Nesta dança venera-se os defuntos. A tradição diz que no trigésimo dia depois da morte do defunto, uma festa deve ser organizada em sua honra pela sua saúde no outro mundo: come-se, bebe-se e dança-se. Ao amanhecer uma missa em honra do defunto põe fim à festa. Mas a puita é tocada em muitas outras ocasiões, sendo uma das formas de música mais populares em São Tomé.


A música de hoje em terras são-tomenses

Com exceção do grupo África Negra, e desde o início da década dos oitenta, a música popular de São Tomé não tinha sido lançada em qualquer outro lugar fora das ilhas. As bandas locais editavam apenas cassetes com a sua música, que foi considerada mais que suficiente para um lugar tão pequeno. Sobre a aquisição dessa música, além dos clipes que estão nos sites web, só pode fazer-se nas lojas de discografia étnicas especializadas de lá ou em Lisboa. Sim, a produção musical é essencialmente local mas com sinais de internacionalização. Como tem sido as recentes participações de alguns grupos como Os Untues , Juka, João Seria, Tino Burinda, Kalu Mendes, Gilberto Gil Umbelina, Sangazuza, Pepe Lima, Camilo Domingos, Trio Tempo e Filipe Santo, em espectáculos no Brasil, na Suíça e na Alemanha, entre outras. Na actualidade a música são-tomense funde-se com a música da Europa e do mundo.

“Hoje em dia a música tradicional
são-tomense renasce como outra
abordagem como música contemporânea:
os músicos não têm fronteiras”…


O melhor exemplo o tem um músico contemporâneo como Filipe Santo. No seu repertório musical podem escutar-se sons misturados que passam pelo o batuque, bossa nova, sem esquecer o acervo são-tomense e seus tradicionais estilos, sem perder a sua essência de base. Além de que este músico tem outra banda chamada União Lusófona, formada por músicos africanos, portugueses e brasileiros, na qual tocam desde puita, bulaue e até fado.

O facto de que os músicos são-tomenses tenham sido influenciados pela música doutros lugares do mundo e enquadrem os seus instrumentos com os deles, tem promovido a interculturalidade entre os países, uma retroalimentação que fez com que, por exemplo, Martinho da Vila, um músico brasileiro, tenha num dos seus álbuns uma música tradicional são-tomense Tira a Mão da Minha Xuxa, que já tinha sido interpretada pelo grupo Os Untes; ou que a puita, que é uma música feita com batuques à beira da fogueira, fosse tocada com piano. O que não quer dizer que o piano vá tirar a essência da puíta. Nem que São Tomé deixará de tocar os seus géneros musicais tradicionais de raiz, só pelo facto da introdução de novos instrumentos. Isto representa uma inovação com base na essência musical do seu país e aumenta a difusão das tradições e da cultura dessas terras de sonho.

Para maiores informações:

http://www.lusoafrica.net/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=208
http://www.saotome.st/index.php
http://www.stptourism.st/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sao-tome-e-principe/sao-tome-e-principe-3.php
http://www.culturapalopsportugal.com/category/sao-tome-e-principe/page/3/
http://acbia.wordpress.com/2010/01/04/el-conjunto-africa-negra-sao-tome-principe/
http://www.afromix.org/html/musique/artistes/gapa/gapa-xi-nome-mu-ca-sa-lopa.pt.html
http://www.youtube.com/user/amor1m

Imagens:
http://1.bp.blogspot.com/_4KjiXr1ScXA/TGVnk16O8qI/AAAAAAAACp8/MUeaxaDgaoI/s320/untues02.jpg
http://luciomagano.files.wordpress.com/2009/03/madalena-meu-amor_.jpg?w=192&h=190
http://lh6.ggpht.com/martamarquesgomes/R87CBrFdBqI/AAAAAAAACGQ/F4IyPyCn-Dc/HPIM0382_thumb%5B2%5D

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply