terça-feira, 10 de maio de 2011
Os Negócios e o Marketing do Futebol de Portugal
Posted by Revista Presença Lusitana | terça-feira, 10 de maio de 2011 | Category:
Portugal [1]
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por Eduardo Rangel
Muitas das coisas que podem ser superficiais ou que simplesmente para alguns não têm alguma lógica, para outros é do mais importante. Assim, podemos falar de futebol, que não só é um jogo onde onze pessoas (por cada equipa) seguem uma bola. O futebol tem-se colocado nas preferências da população não só portuguesa senão mundial, onde cada vez mais pessoas gostam dele e aqui é onde os grandes especialistas de futebol entram; por quê? Porque o futebol é um grande negócio, tão grande que agora representa os principais investimentos para a economia.
O Futebol como negócio
O futebol agora vê-se como um negócio, mas o que é um negócio? Para que seja mais fácil o negócio é a forma ou as actividades para obter dinheiro em consequência de oferecer bens ou serviços. Então, o futebol não só nos oferece uma grande paixão, ou um grande jogo senão uma grande variedade de artigos para o apoio e o consumo, ou seja, que a simples forma de fazer negócio no mundo do futebol é toda a grande variedade de artigos oficiais.
Os tres grandes clubes portugueses são: o Porto, regista lucros anuais de 130 milhões de euros; o Benfica regista 122 milhões de euros; e o Sporting regista 120 milhões de euros.
Os jogadores como negócio
Uma coisa importante do negócio é vender e das melhores formas para vender é que aquilo que se oferecer seja de muita qualidade. É por isto que agora, os jogadores não só são vistos como uma grande ajuda para a equipa senão um grande investimento que em curto prazo gerará frutos. O futebol português, ultimamente tem sido convertido num grande investimento para os jogadores, pois, tem gerado uma grande estabilidade mundial; os jogadores que são vistos como negócio são aqueles que deixaram grandes ganhos na equipa, assim podemos falar de alguns jogadores portugueses: Luis Figo, Ricardo Carvalho, Luis Nani, Pepe, Deco e o famosíssimo Cristiano Ronaldo.
Os jogares como negócio é, agora, parte fundamental das estratégias para assim chegar à finalidade última do negócio: criar um cliente, ou neste caso, criar um fã da equipa.
O Marketing
O marketing são as acções do mercado com os negócios para um melhor posicionamiento dos bens ou serviços. Para poder falar do marketing no futebol é necessário explicar os 4 P’s do marketing, os quais podem ser definidos como a combinação de elementos que compõem as actividades do marketing; estou a falar de Product, Price, Promotion, Place ou seja, cada uma de estas será parte importante da colocação do bem ou serviço.
Face à constante necessidade de angariar novas receitas através da publicidade, os directores de marketing dos clubes estudam e programam alternativas inovadoras para venderem os espaços de publicidade, na tentativa de maximizar as receitas do seu negócio desportivo. Quer baseados em práticas de venda utilizadas noutros desportos, quer implementando novas práticas, o objectivo é sempre o mesmo, a venda de espaço publicitário.
O Marketing para o futebol português
Qué tanto se necessita de marketing dentro de um país onde o futebol é o mais importante? Pois sim, indireitamente utiliza-se um marketing tão normal que as pessoas não tem consciência, ou seja, tudo o que é o futebol não precisa de um tipo de apresentação, vende-se só. Portanto a melhor maniera para se vender e fazer marketing são os jogadores, artigos oficiais e as publicações na internet e nos jornais. Mas, o envolvimento dos adeptos com os seus clubes através do seu website, pode considerar-se medíocre. Os adeptos portugueses continuam a consultar mais vezes os jornais desportivos diários do que os sites dos seus próprios clubes.
Alguns dos métodos do marketing no futebol português:
• Bebida Oficial
• Carro Oficial
• Marcas representando um jogador
• Marcas para toda a roupa
• Páginas WEB
• Videojogos
Sensibilizar o torcedor, criar-lhe uma identidade, encontrar nele uma paixão, as vontades, a confiança; vender com a ilusão da realidade são ideias de marketing do futebol português.
O futebol é uma competição física e mental entre empresas, onde sempre se procura ser o número um, o qual traz grandes benefícios. E agora pode-se dizer que o futebol é como uma nova religão, onde sempre há um beneficio por trás da imagem.
“Clubes com vitórias, torcedores contentes, negócio rentable”
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