sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Lusitânia e os primeiros lusitanos

Posted by Revista Presença Lusitana | sexta-feira, 22 de outubro de 2010 | Category: |

Há muitos milhares de anos viviam outros povos nos lugares onde nós hoje vivemos. Todos nós temos antepassados, isto é, pessoas que viveram antes de nós, os nossos avós também tiveram avós, estes também tiveram avós, et caetera.
 
Primeiramente, há muitos séculos atrás, foram chegando à Península Ibérica diversos povos. Como já sabemos o primeiro foi o Homem Primitivo, que vivia em grutas e cavernas, vestia-se com as peles dos animais e folhas e alimentava-se do que caçava, pescava e colhia da terra.

Depois de um tempo, chegou-se à altura onde a maior parte dos povos que viviam na terra, não tinham a mesma civilização. Contudo, já havia povos que viviam com uma certa orden eram mais poderosos, já faziam viagens de barco, dedicavam-se ao comércio e à indústria.

Pensa-se que os iberos foram os primeiros povos que vieram de fora e que se misturavam com  os que já estavam ali.

A partir do nome deste povo formou-se o da Península Ibérica, a qual era mais ou menos o que nós, hoje, chamamos Portugal e Espanha.

Depois com o decorrer dos séculos, foram chegando outros povos: celtas, fenícios, gregos e cartaginenses.A mistura destes povos deu origen ao povo lusitano, dizem alguns historiadores que é do qual descendem os portugueses.

Os lusitanos tiveram grande influência na história da Peninsula Ibérica, a sua pátria era a Lusitânia.

Os lusitanos dedicavam-se à pastorícia, à pesca e à criação de animais. Viviam num território situado entre os rios Douro e Tejo, em castros ou citânias. Vestiam-se com peles de animais e tecidos grosseiros de lã.. Além da actividade da pastorícia, eram bons caçadores e valentes guerreiros. Os Lusitanos eram chefiados por Viriato, grande guerreiro, que derrotaram os Romanos após muitas batalhas. Como os lusitanos viveram em grande parte do território que é hoje Portugal, ainda hoje os portugueses são chamados de lusitanos.

É importante mencionar a chegada dos romanos à Península Ibérica com a intenção de levarem trigo, ferro e prata. Depois de quase dois séculos de lutas contra os lusitanos, os romanos conseguiram dominar o território. A sua presença na Península durou cerca de oito séculos, durante os quais os seus habitantes adoptaram a cultura romana. A este processo deu-se o nome de Romanização. A presença dos romanos na Península foi muito importante pois introduziram nela muitas inovações, como estradas, pontes, templos, teatros, aquedutos, que ainda hoje se podem observar em muitos locais de Portugal como Évora (templo de Diana); Chaves (ponte de Chaves); Conímbriga (ruínas da cidade romana); S. Pedro do Sul (termas); etc. Este povo trouxe também o artesanato, a sua moeda, a religião cristã e a sua língua, o latim, que deu origem à língua portuguesa.

Cristian.

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply