sexta-feira, 5 de novembro de 2010
O Brasil: turismo e prazer
Posted by Revista Presença Lusitana | sexta-feira, 5 de novembro de 2010 | Category:
TERRA E MAR [4]
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Quem não sonhou já com visitar um lugar que tenha uma vista panorámica com os mais belos cartões postais do mundo?
O Brasil, sem dúvida alguma, é um dos lugares com maior fluxo em toda a América do Sul e é o segundo lugar na América Latina em termos de turistas internacionais, é por isso que sua actividade económica é importante demais em diversas regiões do país.
E é que nos últimos anos este país tem concentrado esforços em infra-estrutura para o sector visitado pelos turistas, já que segundo o “International Congress and Convention Association”(ICCA) ocupa o primeiro lugar entre os países latinos que mais recebem eventos internacionais e o segundo em todo o continente americano além do sétimo a nível mundial depois dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália, nessa orden, com a consideração que em 2006 aconteceu a nivelação do Real (moeda brasileira) ao Dólar Americano o qual provocou um desbalance no sistema económico fazendo do Brasil um destino mais caro para os estrangeiros.
No entanto, entre as viagens de negócios, por eventos ou convenções , visitas aos amigos e parentes ou viagens de lazer é esta última a razão pela qual se incrementam os percentagens.
O producto brasileiro carateriza-se por oferecer aos turistas nacionais e aos estrangeiros um leque diversificado de opções, com maior destaque nos destinos com atraentes naturais, os de aventura e histórico-culturais.
Como por exemplo, o carnaval de Rio de Janeiro, é a festa profana que tem lugar três dias antes da quarta-feira de cinza que permite abolir as regras quotidianas e infringir os códigos sociais.
O carnaval iniciou no Brasil, como adaptação do “entrudo”, que é uma festa popular portuguesa de caráter familiar onde os participantes eram de diferentes grémio, ali a dança era ambulante e as pessoas atiravam-se baldes da água e farinha e a música era influenciada pela marcha militar.
O Brasil, sem dúvida alguma, é um dos lugares com maior fluxo em toda a América do Sul e é o segundo lugar na América Latina em termos de turistas internacionais, é por isso que sua actividade económica é importante demais em diversas regiões do país.
E é que nos últimos anos este país tem concentrado esforços em infra-estrutura para o sector visitado pelos turistas, já que segundo o “International Congress and Convention Association”(ICCA) ocupa o primeiro lugar entre os países latinos que mais recebem eventos internacionais e o segundo em todo o continente americano além do sétimo a nível mundial depois dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália, nessa orden, com a consideração que em 2006 aconteceu a nivelação do Real (moeda brasileira) ao Dólar Americano o qual provocou um desbalance no sistema económico fazendo do Brasil um destino mais caro para os estrangeiros.
No entanto, entre as viagens de negócios, por eventos ou convenções , visitas aos amigos e parentes ou viagens de lazer é esta última a razão pela qual se incrementam os percentagens.
O producto brasileiro carateriza-se por oferecer aos turistas nacionais e aos estrangeiros um leque diversificado de opções, com maior destaque nos destinos com atraentes naturais, os de aventura e histórico-culturais.
O carnaval iniciou no Brasil, como adaptação do “entrudo”, que é uma festa popular portuguesa de caráter familiar onde os participantes eram de diferentes grémio, ali a dança era ambulante e as pessoas atiravam-se baldes da água e farinha e a música era influenciada pela marcha militar.
Em 1853 foi proibida devido a sua violência, mas com o passo dos anos a sociedade urbana do país levo à burguesia a participar nela. Mais não só existe o Carnaval do Rio, também entre os mais populares estão o Caranavl de Olinda e Recife (no estado do Pernambuco).
Sem dúvida, são dos eventos com mais atracção turística, festa, música e sobretudo diversão.
Nelly Mendoza.
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