terça-feira, 9 de novembro de 2010
Viagem a Portugal
Posted by Revista Presença Lusitana | terça-feira, 9 de novembro de 2010 | Category:
VIAGEM LITERARIA
|
José Saramago Itinerário
É muito bom, sim senhores, pregar a fraternidade entre os peixes.
E sobre os homens?
E sobre os homens?
Senhor Viajante, se pretende visitar Portugal, deve seguir estes passos, e siga-os literalmente, porque, como fez uma vez um viajante, pode ter a sorte de descobrir grandes aventuras, cenários espectaculares, fascinantes animais ou pessoas para perguntar. Assim, esperamos que siga estas recomendações deste grande viajante.
Talvez, na fronteira com a Espanha, antes de iniciar a sua jornada, queira pedir o peixe do rio Douro ou do río Duero e perguntar se eles precisarem de um passaporte ou tiverem problemas de ideologia com os seus vizinhos, tanto para causar guerras. Uma vez que obtenha uma resposta pode continuar a sua jornada por esta terra de Portugal.
Miranda do Douro, por exemplo, pode achar que ninguém iria perder. Rua da Costanilha inferiores, com as suas casas do século XV dificilmente terá passado de uma porta na parede e vai estar fora da cidade observando os grandes vales que se estendem para o oeste.
Malhadas é um pouco desviado da estrada principal, que continua a Bragança. Aqui perto são os restos de uma estrada romana. Aqui pode encontrar dois camponeses que, humildemente, convidá-lo-ão para jantar.
Nas terras de Trás-os Montes que comparecerá perante uma tartaruga gigante preta, é a igreja do lugar, grosíssimas paredes com enormes pilares de reforço são as pernas do animal. No século XIII, e nestas terras de Trás-os-Montes, não teriam de saber muito da resistência dos materiais, ou talvez o construtor era um homem desconfiado das garantias do mundo e decidiu construir para a eternidade.
A continuar se caminhar por Caçarelhos as castanhas são cobertas com ouriços do mar, que lembram muitos rebanhos de ventosas verdes que nestes ramos foram colocados para ganhar força para as grandes migrações.
Na estrada desce para Vimioso, você viajante feliz murmurará como fez o nosso legendário “Viajante”, “Que dia lindo. Há nuvens no céu, as nuvens brancas soltas sombras vagam pelo campo espalhado, funciona um ponto de luz, vento, parece que o mundo nasceu”. Note que Vimioso é construído em uma encosta suave, é uma vila calma, este é o que parece ao viajante de passagem, ele não vai insistir nisso, só há tempo para obter essas informações de qualquer residente. Em Vimioso sinais de frieza barroco, e no interior do navio, baixo e largo, com uma atmosfera romanesca confirma que nenhum elemento arquitectónico há.
Não será tarefa fácil separarmos dos passeios tradicionais, mas este guia definitivamente recomendado para aqueles que já planejaram viajar para Portugal ou que já o tenha feito, sentirão o pulso através dos passos do viajante chamado José Saramago.
Daniel Perales Valdéz.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Currently have 0 comentários: