domingo, 8 de maio de 2011

RECONSTRUÇÃO NACIONAL DE ANGOLA

Posted by Revista Presença Lusitana | domingo, 8 de maio de 2011 | Category: |



por Adnan Raúl Meza Maciel

O fenómeno social denominado guerra, é um acontecimento extremamente antigo na história de Angola, como vocḝs lembram, Angola, sofreu uma guerra civil (1975 - 2002). A questão das mortes e a destruição não é, infelizmente, a única sequela da guerra, embora seja a mais evidente, e penosa; desintegração social e económica. Para virar a imagem é assim que Angola apresenta a sua nova realidade ao mundo: “todos a trabalharem hoje, para todos crescerem juntos amanhã.”
Um novo país. Mais dinâmico e seguro, com estabilidade política, militar e económica, Angola está a viver o momento de toda a sua história. A guerra faz parte do passado. O país reorganizou-se para dar início ao seu processo de reconstrução.
Luanda, a capital de Angola, reúne as características de uma cidade com grande potencial de desenvolvimento. Inúmeros prédios estão a ser erguidos em vários pontos da capital. Restaurantes e bares estão a servir os mais variados e sofisticados pratos da culinária, nacional e mundial. Diversos produtos alimentícios e electrónicos já são encontrados no comércio de Luanda. A moeda esta a ganhar força, As províncias do extenso território nacional angolano também estão a desenvolver-se, ampliando a infra-estrutura necessária para construir uma forte nação.


Apesar do esforço do governo, Angola tem muitos problemas possui um índice de pobreza do 70%, acesso à água potável apenas o 50% e de analfabetismo em homens de 17,9% e 46,2% em mulheres (2003).
Porém, Angola poderia ser uns dos países mais ricos por que tem muito petróleo e muitos diamantes No entanto, uma parcela significativa dos lucros a partir desses dois recursos foram dedicados a uma sangrenta guerra civil que durou mais de 27 anos.


No México aconteceu o mesmo porque qualquer reconstrução de um país é muito difícil pelas guerras, revoluções, catástrofes naturais e usando o exemplo do México, quando sofreu o terremoto em 1985, a reconstrução foi a coisa mais difícil. O país teve que se levantar, construir edifícios, habitação, infra-estruturas e relançar o comércio, resultando assim nesse tempo, um governo que poderia trabalhar mais e com maior honestidade e eficiência, agora como Angola está a enfrentar uma pressão social organizada e consciente pela gente, o governo de Angola está fazendo e trabalhando para a gente.


http://www.spainexchange.com/guia/AO-gastronomy.htm
http://jornaldeangola.sapo.ao/
http://www.angonoticias.com/

Currently have 0 comentários:


Leave a Reply